domingo, 11 de outubro de 2009

Voltando, Artigo, Gestão do Conhecimento. Que?


Já que nem sempre consigo atualizar o Blog, tenho recebido milhões de pedidos (tá bom, talvez só minha tia que mora no interior) para postar.

Então, como estou sem tempo para publicar devaneios e viagens que tanto me motivam (exagerei?), publicarei coisas sérias, digamos assim. Coisas que faço por freela ou sei lá que nome chamar. O bom é que já estão prontas, então é só pegar e postar. Não me xinguem.

Fiz este artigo para publicação no Guia do ABC, de agosto de 2009, cuja matéria de capa apresentava novas tendências de gestão empresarial. (fico devendo a cópia escaneada)


Gestão de Conhecimento. Até onde você conhece? (Por: Honrado)

Inevitavelmente, somos sócio-fundadores da Era do Conhecimento.
E, neste cenário acirrado, complexo e crescente, o profissional que souber administrar informações relevantes e se atualizar com as tendências globais, certamente sobreviverá em meio aos demais.


E isto, caro leitor, se torna cada vez mais presente nas empresas do século XXI. Atualmente, o maior desafio dos gestores é o de gerenciar o conhecimento interno de suas equipes, prover uma rotatividade de informações e investir no capital humano.

Quer uma prova disto?


Faça as contas do turnover de sua empresa. Analise o volume de desligamentos e compare-os à capacitação técnica de cada colaborador. Agora tire suas conclusões. Quantos destes ocorreram em virtude da falta de qualificação do seu colega ao lado, ou de você mesmo? Ou pior: quantos concorrentes levaram embora aquele "cara que manjava demais e se destacava"?

Gerir conhecimento é ir além dos subsídios tangíveis de uma corporação. É ultrapassar a barreira dos benefícios, campanhas motivacionais e políticas salariais e tocar no ponto central que conduz o desempenho de um profissional.

Quer saber mais? Dê um pulo na SBGC (www.portalsbgc.org.br/).

A Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma atividade pioneira no mercado nacional e disponibiliza uma série de serviços integrados para compartilhamento e promoção de tudo que se refere à Informação. Sem dúvida, uma boa ferramenta para auxiliar empresas que ainda não se atentaram para a importância da administração de seus talentos e capitais intelectuais.

Gerenciar conhecimento não é apenas investir em treinamentos ou palestras à moda Max Gehringer, mas acompanhar e estimular o desenvolvimento individual de um funcionário perante a função que ele exerce, dentro de um plano de crescimento sólido e alinhado às diretrizes empresariais.

Exercite. Comece com um bate-papo na sua sala de trabalho. Aproxime-se de seu time. Promova eventos, simpósios, workshops e pesquise no mercado quais práticas formam os profissionais mais preparados.

Gestores que se preocupam com o desenvolvimento de seus colaboradores, contribuem para a evolução do negócio.

Pense nisso. Crie seus próprios mecanismos para potencializar as competências de seus profissionais, estabeleça fluxos de aprendizagem, políticas de reciclagem e equilibre as relações internas com os objetivos da sua equipe.

Atrelar o desempenho dos colaboradores às melhorias de suas atividades é a chance de reter talentos juntos a você, produzindo mais e gerando resultados. Pois então, que tal olhar para o lado e transformar o que está latente em potencial? Você acaba de conhecer a oportunidade.


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